Atendendo convite do prefeito de Propriá Luciano de Menininha e da Secretaria Municipal da Educação, uma equipe da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe - Emdagro, orientada pelo coordenador de Agroecologia e Agricultura Orgânica, Valtenis Braga, estiveram na manhã desta sexta-feira, 9, no Centro Agrícola de Educação Integral Geraldo Sampaio Maia, no povoado São Vicente, para verificar as instalações da escola e a questão do campo e as dimensões da área para a implantação de novas culturas.
Acompanhado de mais dois técnicos agrícolas da empresa, Braga deixou claro o intuito de implantar um sistema agroflorestal e quintais produtivos.
"Aproveitar a horta existente, fazer algumas melhorias para que, o que se produza aqui seja levado para a merenda escolar dessa e de outras escolas do município", disse.
Braga deixou claro que vai ser uma parceria entre o município de Propriá e o escritório local da Emdagro, que está disponibilizando dois técnicos para que deem assistência sistemática a escola, oferecendo todo o suporte técnico e visita periódica da coordenadoria para fazer alguns desenhos e algumas implementações de novas tecnologias que sejam aplicáveis dentro da realidade do colégio.
Perguntado se pode considerar como uma extensão rural, o coordenador disse que sim, "inclusive trabalhar de forma transversal junto com os (as) professores (as), e os alunos, para que possam conhecer mais sobre hortas, por se tratar de uma escola instalada no povoado, onde geralmente tem um filho de agricultor que pode, inclusive, levar alguma tecnologia para o seu pai, e que venha a ser aplicado na sua propriedade", pontuou.
Braga destacou que a empresa tem como objetivo levar conhecimento para o homem do campo e que é importante essa parceria.